Se pretende enviar dinheiro ou fazer algum pagamento a alguém de forma segura e rápida, esta é a sua opção!

Como fazer transferência bancária

Para transferir um determinado montante em dinheiro da sua conta para a de outra pessoa ou entidade, de uma forma muito simples e prática, basta-lhe usar o IBAN (Número Internacional de Conta Bancária), via Multibanco, dirigindo-se ao balcão do banco ou através do serviço de homebanking.

Como fazer uma transferência bancária no Multibanco

A caixa Multibanco, porque as transferências são sempre gratuitas, é a forma mais em conta para efetuar transferências bancárias. Pelo contrário, no homebanking, dependendo dos bancos e das contas em concreto, as transferências podem implicar custos. Isto acontece também nas transferências efetuadas ao balcão da agência.

Dirija-se a uma caixa Multibanco e, antes de mais, verifique se a caixa que vai utilizar tem “papel” disponível. Mesmo sem papel na máquina, é possível fazer a transferência bancária mas, no final, não será possível imprimir um comprovativo da transferência que acabou de efetuar.

Introduza o seu cartão de débito ou de crédito, coloque o PIN do seu cartão e depois terá acesso a um leque de opções. Selecione “Transferências e Débitos Diretos”, depois selecione a opção “Transferência Multibanco”. Ser-lhe-á apresentada informação relativa ao tempo que a transferência demora a se concretizar. Leia e confirme para avançar para o ecrã onde deverá introduzir a informação do destinatário da transferência, nomeadamente o NIB e o valor a transferir. Depois de concluir com a tecla verde “Confirmar”, ser-lhe-á apresentado um ecrã com a informação do titular da conta de destino. Se estiver tudo correto, prima “Confirmar” novamente e a transferência ficará concluída.

Não se esqueça de guardar o talão impresso pela máquina que serve de comprovativo.

Como fazer uma transferência bancária no Homebanking

Aceda à página do seu banco e entre na sua conta. De forma idêntica ao processo do Multibanco, também aqui o processo é intuitivo. Procure a opção “Transferências bancárias” e indique todos os dados pedidos, nomeadamente o IBAN e o respetivo valor antes de confirmar a operação. Depois de concluída a operação, ser-lhe-á apresentado um comprovativo que poderá imprimir ou guardar e que deverá conservar, até para sua segurança.

Quanto tempo demora uma transferência bancária a tornar-se efetiva?

Se esta é a sua primeira transferência bancária, esta pode ser uma questão muito pertinente. Para evitar situações constrangedoras com o destinatário da sua transferência por não ter conseguido respeitar um prazo estabelecido, antes de efetuar a transferência bancária, informe-se dos prazos definidos por cada banco para a efetivação da mesma.

Ainda que existam algumas exceções, por norma, os prazos estabelecidos pelos bancos são os seguintes:

  • Transferências entre contas do mesmo banco: a transferência estará disponível na conta no próprio dia;
  • Transferências até as 15 horas de um dia útil, entre contas de bancos diferentes: a transferência ficará efetiva no dia útil seguinte;
  • Transferências após as 15 horas ou em dia não útil, entre contas de bancos diferentes: o valor ficará disponível no segundo dia útil seguinte.

Custos adicionais

Normalmente não é cobrada qualquer comissão quando a transferência é entre contas do mesmo banco, no entanto, entre contas de bancos diferentes (vulgo transferência interbancária) pode ser cobrada uma taxa ou um valor fixo.

Informe-se sobre os custos aplicados pelos bancos, antes de executar a sua transferência bancária, e lembre-se que os mesmos variam conforme o método ou o canal utilizado para a efetuar.

Hodnocení kategorie 4.5
Como fazer transferência bancária: 4.2/5 desde 31 votos

Fórum de Discussão